ALFABETO AERONÁUTICO


No mundo todo, existem inúmeros sistemas para identificar as letras do alfabeto e para unificá-los internacionalmente foi criado um alfabeto-padrão pela Organização de Aviação Civil Internacionale também adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O Alfabeto fonético da OTAN é o alfabeto de soletração mais utilizado no mundo. Embora chamados de "alfabetos fonéticos", alfabetos de soletração não têm conexão com sistemas de transcrição fonética como o alfabeto fonético internacional.

Ao invés disso, o alfabeto da OTAN define palavras-chave para letras do alfabeto inglês por meio de um princípio acrofônico (Alfa para A, Bravo para B, etc.) para que combinações críticas de letras (e números) possam ser pronunciadas e entendidas por aqueles que transmitem e recebem mensagens de voz por rádio ou telefone, independente de seu idioma nativo, especialmente quando a segurança de navegação ou de indivíduos é essencial.

Um alfabeto radiotelefônico (por vezes confundido com o alfabeto fonético) é um sistema de identificação das letras do alfabeto por meio de palavras-código, utilizado sobretudo na comunicação falada, especialmente por rádio ou telefone, para soletrar palavras.

Na aviação o alfabeto radiotelefônico, informalmente conhecido como "alfabeto Zulu" na aeronáutica brasileira, é utilizado por pilotos e controladores de vôo do mundo todo para se comunicarem. Cada letra e cada número corresponde a uma palavra. Por exemplo:

Se uma aeronave tiver o prefixo PT-NYQ, o piloto vai pedir autorização para a torre de controle informando a matrícula da seguinte maneira: "Papa Tango November Yankee Quebec".

Se for um avião de linha aérea, operando o vôo TAM JJ3041, no Brasil, por exemplo, o piloto identificará o avião da seguinte maneira: "TAM Juliet Juliet Três Zero Quatro Uno", em português. Em países Norte Americanos, seria: "TAM Juliet Juliet Three Zero Four One", em inglês.

 

Letra
Código
Pronúncia no
Alfabeto Fonético
Internacional
Pronúncia em
todas as línguas
A
alpha
[ˈal.fa]
al fa
B
bravo
[ˈbʀa.vo]
bra vo
C
charlie
[ˈʧaʀ.li]
txar li
D
delta
[ˈdɛl.ta]
del ta
E
echo
[ˈe.ko]
é
F
foxtrot
[fɔks tʀɔt]
fox trot
G
golf
[ɡɔlf]
golf
H
hotel
[ˈo.tɛl]
ho tel
I
india
[ˈin.dja]
in dî a
J
juliett
[ˈʤu.ʎɛt]
dju li et
K
kilo
[ˈki.lo]
qui
L
lima
[ˈli.ma]
li ma
M
mike
[majk]
maec
N
november
[no.ˈvãm.bəʀ]
no vem ber
O
oscar
[ˈɔs.kaʀ]
oss car
P
papa
[pa.ˈpa]
pa pa
Q
quebec
[ke.bɛk]
qué bec
R
romeo
[ˈʀo.me.o]
ro mi ô
S
sierra
[si.ˈe.ʀa]
si er a
T
tango
[ˈtãɡo]
tam
U
uniform
[ˈju.ni.ˌfɔʀm]
iu ni form
V
victor
[ˈvik.tɔʀ]
vic tor
W
whiskey
[ˈwi.ski]
uîs qui
X
x-ray
[ˈiks.ʀɛj]
ecs rei
Y
yankee
[ˈjã.ki]
iam qui
Z
zulu
[ˈzu.lu]
zu lu

 

Número
Código
Pronúncia no
Alfabeto Fonético
Internacional
Pronúncia em
todas as línguas
0
zero
[ˈziːɹoʊ]
ze ro
1
one
[wʌn]
wun
2
two
[tuː]
too
3
three
[tɹiː]
tree
4
four
[foʊɝ]
fow
5
five
[faɪf]
fife
6
six
[sɪks]
six
7
seven
[ˈsɛvən]
sev en
8
eight
[eɪt]
ait
9
nine
[ˈnaɪnɝ]
nin er

 

Número
Código
Pronúncia
fonética
Pronúncia em
português brasileiro[4]
0
zero
[ˈze.ro]
ze ro
1
uno (uma)
[ˈuno ('uma)]
uno (uma)
2
dois (duas)
[ˈdoyʒ (duaʒ]
dois (duas)
3
três
[ˈtreʒ]
três
4
quatro
[ˈkwa.tro]
qua tro
5
cinco
[ˈsĩ.ko]
cin co
6
meia
[ˈmeya]
meia
7
sete
[ˈsε.te]
se te
8
oito
[ˈoy.to]
oi to
9
nove
[ˈnω.ve]
no ve

TERMOS TÉCNICOS

Aileron – Elemento aerodinâmico móvel localizado na parte posterior sa asa, ligado diretamente ao movimento de curva e acionados através do manche.

ADI (Attitude Direction Indicator) – Também conhecido como horizonte Artificial, o ADI apresenta no display a atitude da aeronave (pitch e rolamento), comandos do diretor de vôo e indicação do Gilde Slope e Localizer.

Ajuste de altímetro – Pressão da estação reduzida ao nível do mar sob condições de atmosfera padrão (1 hPa/30 pés)

Ângulo de ataque – Ângulo formado entre o vento relativo e a corda do aerofólio

Anti-skid – Antiderrapante que funciona do mesmo modo de um freio ABS, ou seja, quando a roda está prestes a travar. O sistema alivia a pressão do freio.

APU – (Auxiliar Power Unit) – Unidade de força auxiliar, necessária para dar partida nos motores e manter o ar condicionado em operação quando a aeronave está no solo.

Arfagem – Movimento em torno do eixo transversal de uma aeronave, relacionado ao efeito de subir (cabrar) e descer (picar).

Arrasto - Resistência ao avanço.

Autobrake – Sistema que dosa a frenagem da aeronave automaticamente, evitando o travamento das rodas (semelhante ao freio ABS dos automóveis).

Back track – táxi de aeronave para pátio de estacionamento pela própria pista de aterrissagem.

Bequilha – Órgão auxiliar do trem de aterragem do avião, instalado na parte póstero-inferior da fuselagem.

Biplace – Cabine de comando com dois lugares disponíveis para pilotagem.

Bordo de fuga – Extremidade traseira do aerofólio.

Bravo – Palavra no alfabeto aeronáutico para representar a letra “B”.

Buffeting - Sinal de pré-estol que se caracteriza por vibração de comandos e da própria aeronave

Camada limite – Camada de ar que acompanha o perfil aerodinâmico da asa.

CB (Cumulonimbus) – Nuvem de grande desenvolvimento vertical, associada à trovoada, com predominância de correntes ascendentes e descendentes, chuva forte, granizo e wind shear (mudanças abruptas de velocidade e direção de vento na superfície).

Compensador – Superfície secundária de comando que auxilia a reduzir a força aplicada ao manche para cabrar e picar.

Corda – Linha imaginária que liga o bordo de ataque ao bordo de fuga.

CVR (Cockpit Voice Recorder) – Gravador de voz da cabine (caixa-preta).

DME (Distance Measuring System) – Equipamento medidor de distância utilizado em navegação aérea.

Diedro – Inclinação da asa em relação ao eixo transversal da aeronave.

Echo – Palavra no alfabeto aeronáutico para representar a letra “E”.

EFIS (Electronic Flight Instrument System) – Sistema eletrônico que apresenta digitalmente os instrumentos analógicos de cabine, comuns em aeronaves clássicas.

EGT (Exaust Gases Temperature) – Instrumento que indica a temperatura dos gases de exaustão (escapamento)

EICAS (Engine Indication and Crew Alerting System) – Sistema que indica parâmetros de funcionamento dos motores e configuração da aeronave.

Envergadura – Medida de ponta a ponta de uma asa.

Estol – Perda de sustentação

FADEC (Full Autority Digital Electronic Control) - Sistema computadorizado que controla automaticamente a partida, o fornecimento de combustível, as bombas e o desempenho dos motores.

FL (Flight Level) – Nível de Vôo.

Flape (Flap) – Dispositivo hipersustentador que aumenta a curvatura da asa e, por conseqüência, a sustentação da aeronave.

Flape Fowler – O flape se desloca da parte inferior da asa para trás e para baixo, considerado o de melhor eficiência aerodinâmica.

FMC (Flight Management Computer) -Computador para gerenciamento de vôo.

FOD (Foreign Object Damage) – Danos causados por objetos estranhos.

Fox – Palavra no alfabeto aeronáutico para representar a letra “F”.

Fpm (feet per minute) – Pés por minuto.

Freio aerodinâmico – Impede o aumento excessivo de velocidade durante a descida. Atua também na frenagem,no solo e, em conjunto com os ailerons, em manobras de curva em solo.

Fuel Flow – indicador de fluxo de combustível.

Galley – Seção da aeronave onde ficam armazenadas as refeições dos passageiros e tripulantes, bebidas e o forno.

Gear up – Trem de pouso em cima.

GPS (Global Positioning System) – Sistema de posicionamento global. Navegação por satélites.

GPWS (Ground Proximity Warning System) – Sistema para alerta de proximidade com o solo.

Hotel – Palavra no alfabeto aeronáutico para representar a letra “H”.

HSI (Horizontal Situation Indicator) – Instrumento de bordo utilizado para navegação VOR ou aproximações ILS.

hPa – Unidade de pressão atmosférica.

HUD (Head Up Display) – Sistema que vai instalado próximo à janela do comandante, que permite ao piloto visualizar numa espécie de vidro, informações de navegação e performance da aeronave.

Idle – Marcha lenta.

IFR (Instrument Flight Rules) – Regras de vôo por instrumentos.

ILS (Instrument Landing System) – Sistema de pousos por instrumentos formado pelo Glide Slope, que emite sinais indicativos da rampa de aproximação e o Localizer (LOC), que indica o eixo da pista. CAT I – pousos com teto de 200 pés e visibilidade de 800 metros; CAT II – pousos com teto de 100 pés e visibilidade de 400 metros; CAT III – pousos com visibilidade zero.

ISA (International Standard Atmosphere) – Atmosfera padrão internacional (nível do mar, ar seco, temperatura de 15 graus e pressão atmosférica de 1013,2 hPa).

IMC (Instrument Meteorogical Conditions) – Condições meteorológicas de vôo por instrumentos.

Mach – Medida de velocidade em razão da velocidade do som em vôos de alta performance.

Magneto – Fonte de eletricidade do sistema de ignição das aeronaves a pistão.

Metar (Meteorological Aviation Routine) – Informativo meteorológico regular, divulgado de hora em hora.

MFD (Multi Function Display) – Monitor que oferece informações operacionais sobre os sistemas da aeronave (combustível, hidráulico, pressurização e etc..)

Milha Náutica (nm) – Unidade de distância equivalente a 1,85 km/h.

MLW (Maximum Landing Weight) - Peso máximo de pouso.

MMO (Mach Máximo Operacional) - Estabelecido pelo fabricante da aeronave em função da estrutura da mesma.

Monocoque – Estrutura de fuselagem composta por revestimento e cavernas.

MSA (Minimum Safe altitude) – Altitude Mínima de Segurança num raio de 25 milhas de um auxílio à navegação descrito em carta aérea,

MTOW (Maximum Takeoff Weight) – Peso máximo de decolagem.

NDB (Non Directional Beacon) – Transmissor de rádio que emite ondas eletromagnéticas para navegação por instrumentos.

Nós (knots) – Unidade de velocidade equivalente a 1,85 km/h.

NOTAM (Notice to Airmen) – Informações disponíveis nas salas AIS, que informam sobre condições operacionais, modificação de rota ou procedimentos, serviços especiais em aeródromos ou nas áreas terminais.

Overhead panel – Painel de controle superior da cabine para acesso aos sistemas da aeronave.

PAPI (Precision Approach Path Indicator) – Indicador de trajetória de aproximação de precisão.

Pés - Unidade de medida equivalente a 30,48 cm

Passo de hélice – Ângulo das pás.

Pitch – Ângulo de inclinação do nariz da aeronave.

Power off – Motor em marcha lenta.

Pista balanceada – Quando a V1 selecionada faz igualar a distância necessária para decolar e a distância necessária para frear a aeronave numa rejeição de decolagem.

Profundor – leme de profundidade que comanda os movimentos de arfagem

Rolamento – Movimento de curva para a direita ou esquerda em torno do eixo longitudinal da aeronave.

RPM – Rotações por minuto.

SHP (Shaft Horse Power) – Unidade de força (cavalo vapor), medida no eixo da hélice.

SID (Standard Instrument Departure) – Carta aérea que descreve o procedimento de saída por instrumentos de um aeródromo.

Sierra - Palavra no alfabeto aeronáutico para representar a letra “S”.

Side Stick – Manche semelhante ao joystick de jogos eletrônicos.

SL (Sea Level) – Nível do mar.

Slat – Dispositivo hipersustentador que permite à asa produzir maior sustentação.

Spoiler (Speed Brake) – Freio aerodinâmico que impede o aumento excessivo de velocidade da aeronave durante a descida. Atua também na frenagem, no solo e, em conjunto com os ailerons, em manobras de curva em vôo.

TAF (Terminal Aerodrome Forecast) – Previsão meteorológica para um aeródromo específico.

TAS (True Air Speed) – Velocidade aerodinâmica ou verdadeira. É a velocidade do avião em relação ao ar, utilizada nas fórmulas matemáticas de Teoria do Vôo.

TCAS (Traffic Collision Alert and Avoidance System) - Sistema para alerta e evasão de uma colisão em vôo.

Triquilha – Roda dianteira da aeronave.

Tuck under – Conforme a velocidade vai aumentando nas aeronaves de alta performance, o GP (Centro de Pressão) se desloca para trás, enquanto que a diminuição do downwash (inclinação para baixo dos filetes de ar que escoam depois de passar sobre a asa) reduz o momento de cabrar (cauda para baixo), gerando um desequilíbrio e a tendência de picar (nariz desce).

VASI ( Visual Approach Slope Indicator) – Indicador do ângulo de aproximação visual.

VOR (Very High Frequency Omnidirecional Range) – Estação transmissora de sinal de alta frequência utilizada para navegação aérea.

Vortex Generation ou Geradores de Vórtice – Lâminas inclinadas que funcionam como se fossem pequenas pontas de asa, que evitam o deslocamento ou separação da camada limite.

Windshear (tesoura de vento) – Mudança abrupta de direção e velocidade de vento.

Wing Fence – hastes instaladas nas asas, que reduzem o efeito de estol nas pontas da asa causados pelo deslocamento da camada limite da raiz em direção às pontas de uma asa enflexada.

Yaw Damper - Instrumento giroscópico que atua automaticamente sobre o leme das aeronaves à reação para evitar guinadas.